Enfermagem perioperatória e sua inserção nos planos de ensino das universidades

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Mailma Costa de Almeida
Nair Chase da Silva
Aderlaine da Silva Sabino

Resumo

Objetivo: Investigar a inserção da Enfermagem Perioperatória nos Planos de Ensino das Universidades de Manaus/AM. Método: descritivo-exploratório, qualitativo, baseado na análise categorial temática, em duas universidades públicas de Manaus/AM, com seis docentes que ministram conteúdos de Enfermagem Perioperatória. A produção foi obtida por meio de entrevista e grupo focal. Resultados: Os docentes eram do sexo feminino, com experiência na docência e assistência de Enfermagem Perioperatória; os planos de ensino permitem uma visão parcial da Enfermagem Perioperatória;  de quatro disciplinas três possuem carga horária teórico-prática e apenas uma prática; nas ementas e conteúdos estão em duas disciplinas de maneira explicita e duas implícita; os objetivos constam em três disciplinas; o conteúdo estão direcionados a Enfermagem Perioperatória; as estratégias de ensino os docentes sentem a necessidade de trabalhar com metodologias inovadoras; os recursos de ensino são compatíveis com as estratégias de ensino; as referências bibliográficas situam-se entre 2005 a 2015 e período anterior a 2004, não se constatou a existência de periódicos, artigos científicos, teses e dissertações, sites e outros. Conclusão: O ensino da EP nas IES públicas esteve presente na formação do enfermeiro, entretanto, precisa de ações que qualifiquem na perspectiva de atender às DCN e saúde da população.

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Como Citar
AlmeidaM. C. de, SilvaN. C. da, & SabinoA. da S. (2019). Enfermagem perioperatória e sua inserção nos planos de ensino das universidades. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(11), e500. https://doi.org/10.25248/reas.e500.2019
Seção
Artigos Originais