A influência da atividade física no sono e desempenho acadêmico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Evidenciar se a prática de atividade física e a qualidade do sono influenciam no desempenho acadêmico de estudantes de ensino médio de uma escola privada de Belo Horizonte. Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo, realizado com 33 adolescentes de 15-17 anos. Foram aplicados questionários relacionados à qualidade do sono (Escala de Sonolência de Epworth), frequência/intensidade de atividades físicas (Questionário internacional de Atividades Físicas) e um questionário de identificação produzido pelos autores. Essas informações foram comparadas ao desempenho acadêmico dos alunos, mensurados por meio de notas, e avaliadas usando testes estatísticos apropriados. Resultados: Os resultados não evidenciaram influência da prática de atividade física e da qualidade do sono no desempenho acadêmico dos estudantes avaliados. Ainda que a pesquisa não tenha conseguido evidenciar relações diretas, diversos estudos que abordam o tema foram encontrados e sustentam a hipótese de que as relações sugeridas sejam pertinentes. Conclusão: Os resultados do presente estudo não confirmam os achados encontrados na literatura de uma associação entre atividades físicas, sono e desempenho acadêmico. Acredita-se que o tamanho limitado da amostra possa ter influenciado os resultados.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.