A educação em saúde indígena na formação de profissionais ambientados com o meio cultural: uma revisão bibliográfica

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Lázaro Saluci Ramos
Ana Quésia Souza de Almeida
Wyara Ribeiro Pereira Oréchio
Mábila de Souza Gomes
Camila Machado de Oliveira
Cláudia Márcia Corrêa de Jesus
Josete Silva Henrique Batista
Ivanete Alves Baptista
Lídia Barreto Cordeiro
Lívia Barreto Cordeiro

Resumo

Objetivo: Reunir a bibliografia acerca das políticas de educação em saúde de forma que possam exercer a função da melhor maneira possível sem interferir ou ter seu trabalho prejudicado pelas diferenças culturais presentes nas tribos. Revisão bibliográfica: A revisão em questão tem seu campo de exploração presente na literatura e apresenta uma reunião de ideias que apontam a necessidade de uma educação reforçada em saúde indígena, à fim de garantir a preservação e a não violação da cultura local. Trata-se de garantia constitucional à saúde, um dos direitos básicos diretamente ligado ao principal bem jurídico protegido pela lei brasileira, a vida. Para tanto, os aspectos básicos da educação em saúde e seus objetivos nobres pautados nos direitos humanos e na proteção da memória e conservação da cultura, são objetos de estudo da presente revisão. Considerações finais: O estudo expôs uma crítica acerca da realidade brasileira dos últimos séculos que, completamente invasiva e eurocêntrica, cristaliza a necessidade de propor uma reforma à educação em saúde à fim de contemplar o exercício da saúde pública nas aldeias indígenas sem ferir os preceitos culturais locais.

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Como Citar
RamosL. S., de AlmeidaA. Q. S., OréchioW. R. P., GomesM. de S., de OliveiraC. M., de JesusC. M. C., BatistaJ. S. H., BaptistaI. A., CordeiroL. B., & CordeiroL. B. (2020). A educação em saúde indígena na formação de profissionais ambientados com o meio cultural: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e5032. https://doi.org/10.25248/reas.e5032.2020
Seção
Revisão Bibliográfica