O programa saúde na escola no combate de doenças precoces: uma revisão narrativa

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Lázaro Saluci Ramos
Cristina Pereira Baiense Viana
Jose Rodrigo Brioli Polonini
Lucas da Silva Saúde
Poliana Nicoli Fontana
Maurício Lopes Spínola
Elba Corrêa de Jesus
Elisangela Moraes Ayres
Manoela Paz da Costa
Eliana Bayerl Moreira Bahiense

Resumo

Objetivo: Intenta-se nesta revisão, apresentar o Programa Saúde na Escola (PSE) como alternativa às doenças precoces em crianças e adolescentes, e como o mesmo atua no campo da prevenção. Revisão Bibliográfica: O PSE atua em vários campos da saúde do aluno. Desde a saúde mental, passando pela saúde alimentar até os campos da saúde física. É imprescindível apresentar este programa como a melhor maneira de garantir a saúde das futuras gerações e como o mesmo pode ser fortalecido através de novas propostas de políticas públicas de saúde. O PSE atua em conjunto com a escola e une dois dos principais campos de responsabilidade do Estado, fazendo com que ambos caminhem em conjunto na busca por melhores condições para a sociedade. As atuações de profissionais da saúde na escola se dá através deste programa e inspira novos cuidados e novas práticas. Considerações finais: A literatura existente colabora para apresentar como o PSE atua nas escolas brasileiras e aponta a parte deficitária, onde novas propostas podem ser trabalhadas para melhorar a atuação do programa.

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Como Citar
RamosL. S., VianaC. P. B., PoloniniJ. R. B., SaúdeL. da S., FontanaP. N., SpínolaM. L., de JesusE. C., AyresE. M., da CostaM. P., & BahienseE. B. M. (2021). O programa saúde na escola no combate de doenças precoces: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5033. https://doi.org/10.25248/reas.e5033.2021
Seção
Revisão Bibliográfica