Prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes da graduação de medicina
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Resumo
Objetivo: Analisar a prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes de Medicina. Métodos: Foi aplicada a escala adaptada Maslach Bournout Inventory - Studant Survey (MBI-SS) em acadêmicos do primeiro ao décimo período da graduação, para que seja avaliada a prevalência da síndrome nessa população. Os procedimentos metodológicos se baseiam em um estudo observacional transversal, adotando a aplicação da escala MBI modificada (MBI-SS) em estudantes do curso de Medicina, utilizando a ferramenta “Formulários Google”. Resultados: Os estudantes possuem uma discreta tendência ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Os escores apresentaram-se moderados em “Exaustão emocional” e baixos em “Descrença”, mas altos em “Eficácia profissional”, não definindo a Síndrome de Burnout nas turmas investigadas. Entretanto, evidenciou-se que os estudantes do 4º período do curso tiveram um escore maior em relação à exaustão emocional. Em contraponto, aqueles que já estavam no internato, não apresentaram escores discrepantes em relação às demais turmas. Conclusão: Os escores encontrados não evidenciaram a Síndrome nas turmas investigadas. Entretanto, constatou-se que determinadas turmas apresentaram escores mais elevados em relação a outras, sendo significativos para possível surgimento futuro da síndrome.
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