Alfabetização de estudante com deficiência intelectual: uso de um software educativo

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Jaquelini Grillo Biral Rocha
Edmar Reis Thiengo

Resumo

Objetivo: Discutir o processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional Coelho Sabido. Método:  Trata-se  estudo de caso, de caráter qualitativo realizado com um aluno com deficiência intelectual após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Instituto Vale do Cricaré sob o Parecer Consubstanciado n. 2.899.912. Utilizou-se a observação livre e os registros em Diário de Bordo. Optou-se por assumir como aporte os pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação. Resultados: Foram organizados  a partir das observações sobre a interação estabelecida pelo sujeito da pesquisa com o software Coelho sabido: “Parque de diversões” , nos atendimentos em sala de recurso multifuncionais. Conclusão:. Os recursos tecnológicos desempenharam  um grande potencial mediador  e lúdico para o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades fundamentais ao processo de alfabetização a contar com a mediação sistemática do professor.

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Como Citar
RochaJ. G. B., & ThiengoE. R. (2019). Alfabetização de estudante com deficiência intelectual: uso de um software educativo. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(11), e513. https://doi.org/10.25248/reas.e513.2019
Seção
Artigos Originais