Alfabetização de estudante com deficiência intelectual: uso de um software educativo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Discutir o processo de alfabetização de um aluno com deficiência intelectual a partir do uso do software educacional Coelho Sabido. Método: Trata-se estudo de caso, de caráter qualitativo realizado com um aluno com deficiência intelectual após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Instituto Vale do Cricaré sob o Parecer Consubstanciado n. 2.899.912. Utilizou-se a observação livre e os registros em Diário de Bordo. Optou-se por assumir como aporte os pressupostos teóricos de Vygotsky e seus mecanismos de compensação, bem como entender o processo de desenvolvimento e aprendizagem a partir da conceituação das Zonas de desenvolvimento proximal, destacando a importância da mediação. Resultados: Foram organizados a partir das observações sobre a interação estabelecida pelo sujeito da pesquisa com o software Coelho sabido: “Parque de diversões” , nos atendimentos em sala de recurso multifuncionais. Conclusão:. Os recursos tecnológicos desempenharam um grande potencial mediador e lúdico para o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades fundamentais ao processo de alfabetização a contar com a mediação sistemática do professor.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.