Principais causas de absenteísmo por professores: revisão integrativa de literatura

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Tatiana Naiana Rodrigues dos Santos Porto
Tatyanne Silva Rodrigues
Mara Monize Pinheiro Mendes
Raisa Mikahil Monteiro de Sousa
Gaubeline Teixeira Feitosa
Isaura Danielli Borges de Sousa
Nisleide Vanessa Pereira das Neves
Leonilson Neri dos Reis

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura as principais causas de absenteísmo por professores. Métodos: Revisão integrativa, a coleta dos dados foi realizada no período de julho a novembro de 2019, utilizando via Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) as bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem  (BDENF), além de dados da biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os descritores: Professores, Absenteísmo, Licença médica e Saúde do trabalhador. Tendo como recorte temporal artigos publicados de 2015 a 2019, disponíveis em inglês, português e espanhol. Resultados: A pesquisa sobre absenteísmo por professores evidenciou que os motivos que mais levaram ao abandono do trabalho foram problemas de saúde, segundo os estudos analisados, os problemas emocionais (22%), respiratórios (17%) e desvalorização (9%) também foram apontados. Os problemas vocais e a sobrecarga de trabalho correspondem a 26% das causas evidenciadas na pesquisa. As condições de trabalho às quais os docentes estão submetidos em algumas ocasiões acabam por provocar o adoecimento e posteriormente o afastamento da função. Considerações finais: A falta de interesse dos alunos, falta de apoio institucional e de reconhecimento dos seus esforços são outros fatores que também contribuem para o afastamento do trabalho.

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Como Citar
PortoT. N. R. dos S., RodriguesT. S., MendesM. M. P., de SousaR. M. M., FeitosaG. T., de SousaI. D. B., das NevesN. V. P., & dos ReisL. N. (2021). Principais causas de absenteísmo por professores: revisão integrativa de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(1), e5135. https://doi.org/10.25248/reas.e5135.2021
Seção
Revisão Bibliográfica