Práticas educativas para prevenção primária ao uso de drogas com crianças: Revisão Integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar as produções científicas publicadas no Brasil sobre a prevenção primária ao uso de drogas com crianças. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, pesquisando produções científicas nas fontes de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) e Google Acadêmico, com utilização das palavras-chave: Crianças, Drogas, Prevenção Primária e Promoção da Saúde. Como critérios de inclusão, foram adotados artigos, monografias, dissertações e teses com a temática do estudo, producões científicas completas, disponíveis em português, publicadas nos anos de 2009 a 2018. Resultados: Após aanálise de dados, foram elencados 5 estudos (um da região Norte, dois do Nordeste e dois do Sul) de um universo de 1.040 produções encontradas, utilizando filtro de pesquisa; a escola se estabeleceu como o principal cenário onde se deram as práticas educativas encontradas. Emergiram 2 categorias: 1) Uso de Metodologias Ativas para abordar a temática; e 2) O ambiente escolar como cenárioprincipal dessas práticas educativas. Considerações finais: Há um quantitativo incipiente de produções publicadas sobre a temática. O uso dessas metodologias se apresenta como ferramenta inovadora no processo ensino-apredizagem, trazendo resultados promissores no ambiente escolar.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.