Vivências entre acadêmicos e técnicos de enfermagem: estamos contribuindo?

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Jéssica Gonçalves da Cruz
Camila Santana Domingos
Luana Vieira Toledo
Marilane de Oliveira Fani Amaro
Patrícia de Oliveira Salgado

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção e os desafios vivenciados pelos técnicos de enfermagem acerca da inserção dos acadêmicos de enfermagem no cenário de trabalho. Métodos: Estudo qualitativo realizado com 18 técnicos de enfermagem atuantes nas equipes de Estratégias Saúde da Família de um município da Zona da Mata Mineira. A coleta de dados ocorreu entre os meses de setembro a novembro de 2019 através de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Resultados: A maioria dos entrevistados eram mulheres, com tempo médio de vivência em aulas práticas de 5 anos. O conteúdo das entrevistas originou três categorias temáticas: “O que a prática ensina?” “Integração ensino-serviço: uma via de mão dupla” e “Acadêmicos x técnicos de enfermagem: desafios vivenciados”. Conclusões: Depreende-se que os técnicos de enfermagem percebem que a inserção dos acadêmicos de enfermagem no campo prático promove benefícios para pacientes, acadêmicos e profissionais, a partir do desenvolvimento de atividades já inseridas no serviço e da implementação de novas propostas de atuação. Todavia, alguns fatores individuais relacionados aos próprios acadêmicos e fatores externos relacionados à infraestrutura e organização do processo de trabalho, podem influenciar a percepção dos técnicos de enfermagem.

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Como Citar
da CruzJ. G., DomingosC. S., ToledoL. V., AmaroM. de O. F., & SalgadoP. de O. (2020). Vivências entre acadêmicos e técnicos de enfermagem: estamos contribuindo?. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e5164. https://doi.org/10.25248/reas.e5164.2020
Seção
Artigos Originais