Ensino em saúde mental em instituições públicas de ensino superior de Alagoas: perspectivas político-pedagógicas dos docentes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ewerton Cardoso Matias
Jorge Luís de Souza Riscado
Jarbas Ribeiro de Oliveira

Resumo

Objetivo: Analisar os saberes e práticas de ensino-aprendizagem do ensino em saúde mental em duas instituições públicas de ensino superior de Alagoas, bem como identificar as ferramentas e metodologias que têm sido utilizadas pelos docentes. Métodos: Estudo exploratório, transversal, numa perspectiva qualitativa, tendo por objeto de estudo à docência em saúde mental, representada por docentes de cinco cursos de graduação das duas instituições de ensino. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas, utilizando-se um questionário estruturado e um roteiro de entrevista semiestruturado. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os resultados apontam que há variedade de ferramentas, estratégias didáticas, tais como rodas de conversa, explanação dialogada, seminários e debates, assim como cenários para a articulação teórico-prática utilizados pelos docentes e que os conteúdos e referenciais teóricos utilizados têm orientações distintas. Conclusão: Nessas instituições, o ensino tem sido pautado por estratégias que buscam formar o discente na perspectiva da Política Pública de Saúde Mental.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MatiasE. C., RiscadoJ. L. de S., & de OliveiraJ. R. (2021). Ensino em saúde mental em instituições públicas de ensino superior de Alagoas: perspectivas político-pedagógicas dos docentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5205. https://doi.org/10.25248/reas.e5205.2021
Seção
Artigos Originais