Ensino em saúde mental em instituições públicas de ensino superior de Alagoas: perspectivas político-pedagógicas dos docentes
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar os saberes e práticas de ensino-aprendizagem do ensino em saúde mental em duas instituições públicas de ensino superior de Alagoas, bem como identificar as ferramentas e metodologias que têm sido utilizadas pelos docentes. Métodos: Estudo exploratório, transversal, numa perspectiva qualitativa, tendo por objeto de estudo à docência em saúde mental, representada por docentes de cinco cursos de graduação das duas instituições de ensino. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas, utilizando-se um questionário estruturado e um roteiro de entrevista semiestruturado. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os resultados apontam que há variedade de ferramentas, estratégias didáticas, tais como rodas de conversa, explanação dialogada, seminários e debates, assim como cenários para a articulação teórico-prática utilizados pelos docentes e que os conteúdos e referenciais teóricos utilizados têm orientações distintas. Conclusão: Nessas instituições, o ensino tem sido pautado por estratégias que buscam formar o discente na perspectiva da Política Pública de Saúde Mental.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.