Métodos de avaliação da qualidade de assistência ao pré-natal no Brasil: revisão integrativa da literatura

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Gisselle Cascaes da Cruz
Patrícia Carvalho Ruiz
Orácio Carvalho Ribeiro Junior
Adriana Duarte de Sousa
Rhuana Maria de Oliveira Pereira
Carolina Oldenburg Barroso
Soraia Santos Tatikawa Campos

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil dos métodos de avaliação da qualidade de assistência ao pré-natal no Brasil Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca por artigos científicos disponíveis nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE) no período de janeiro de 2012 a setembro de 2018. Resultados: Através de 10 artigos analisados foi possível identificar que as avaliações da atenção ao pré-natal se deram por diferentes métodos, alguns com escopo próprio e validado, outros tendo por base as diretrizes do Ministério da Saúde para a organização do pré-natal. Considerações finais: Percebe-se que há diversos parâmetros para a avaliação do pré-natal no Brasil, todos com enfoque quantitativo, sendo necessária a construção de novos métodos que sejam qualitativos que consigam avaliar aspectos da assistência ainda marginalizados, trazendo um panorama mais real da atenção pré-natal no país.

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Como Citar
CruzG. C. da, RuizP. C., JuniorO. C. R., SousaA. D. de, PereiraR. M. de O., BarrosoC. O., & CamposS. S. T. (2019). Métodos de avaliação da qualidade de assistência ao pré-natal no Brasil: revisão integrativa da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (27), e521. https://doi.org/10.25248/reas.e521.2019
Seção
Revisão Bibliográfica