Qualidade de vida e depressão: estudo comparativo entre etapas no curso de medicina em metodologia ativa

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Letícia Nunes Rocha
Larissa Gabrieli Rubim
Fernanda Macedo Bernardino
Márcia Simei Zanovello Duarte

Resumo

Objetivo: Identificar em estudantes de medicina, alterações na qualidade de vida que comprometam aspectos psicossociais e desencadear sintomas depressivos; comparar dados de metodologia tradicional e ativa. Métodos: Estudo observacional, analítico e transversal com abordagem quantitativa. A população foi de 300 estudantes de uma Universidade privada de Medicina do estado de São Paulo que responderam a questionários individuais (Veras-Q, WHOQOL-BREF e Inventário de Beck). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados/discussão: A média de idade foi 22,9 anos, apresentou maioria feminina, solteira e moravam sozinhos. No Inventário de Beck foram observados sintomas leves a graves que variaram de 26 a 44% entre os anos, porcentagem semelhante à literatura que, para estudantes de medicina é de 29-44%. A análise do Veras-Q mostrou que os domínios tempo e psicológico tiveram piores resultados e que, estatisticamente, o 3º e 5º ano tinham piores escores comparados ao 1º ano. Na WHOQOL-BREF todos os domínios foram comprometidos nas etapas do curso. Entretanto, apesar dos resultados alterados deste trabalho, os valores são melhores que da literatura, não tendo graves repercussões nos estudantes. Conclusão: Os dados diferem da literatura positivamente, podendo ser reflexo do método PBL facilitando o manejo das angústias e a adaptação.

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Como Citar
RochaL. N., RubimL. G., BernardinoF. M., & DuarteM. S. Z. (2019). Qualidade de vida e depressão: estudo comparativo entre etapas no curso de medicina em metodologia ativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(11), e524. https://doi.org/10.25248/reas.e524.2019
Seção
Artigos Originais