Atendimento odontológico de urgência em meio à pandemia do COVID-19: relato de caso clínico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar um caso clínico de urgência odontológica no período da pandemia por COVID-19. Detalhamento do caso: Paciente do gênero feminino, 55 anos, procurou atendimento em Clínica Odontológica queixando-se: “meu dente da frente caiu”. Antes do atendimento, foi realizado questionário referente à possível contaminação pelo novo coronavirus via telefone, e abordagem a fim de concluir se o caso da paciente se enquadrava como atendimento de urgência. Visto que a paciente realmente necessitava do atendimento, foi feito o agendamento. Clinicamente a paciente apresentava coroa fraturada da unidade 11, onde foi realizada a instalação de um pino de fibra de vidro e cimentação de coroa provisória em única sessão. O cirurgião-dentista responsável pelo atendimento seguiu todas as orientações de precauções recomendadas pelos Orgãos de Saúde. Considerações finais: Neste momento cabe o discernimento para execução de procedimentos odontológicos de maneria segura, visto o potencial de infecção na saliva e formação exuberante de aerossóis provenientes da realização dos procedimentos odontológicos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.