O vídeo como ferramenta de ensino de ciências morfofuncionais

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Daniel Figueiredo Alves da Silva
Brenda Nazaré Gomes Andriolo
Lorena Fecury Tavares
Rafael de Azevedo Silva
José Antônio Cordero da Silva

Resumo

Objetivo: Analisar estudos científicos que avaliaram o desempenho acadêmico de estudantes que utilizaram vídeos como ferramenta de aprendizagem de ciências básicas (anatomia, histologia, fisiologia, etc.) no curso de graduação em medicina. Métodos: Realizado revisão da literatura no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), sendo incluídos estudos indexados na mesma. Os dados dos estudos incluídos foram inseridos em uma planilha e tratados por estatística descritiva. Resultados: A busca total resultou em 962 artigos, que após leitura dos títulos e resumos, culminou em 20 estudos. Destes, dez foram excluídos pois não aplicaram a intervenção de interesse, não esclareceram a inclusão ou não apresentaram dados separados de estudantes de medicina. O desempenho acadêmico se mostrou maior para o grupo exposto aos vídeos em seis estudos, enquanto três estudos apresentaram resultados semelhantes entre estudantes expostos aos vídeos e ao método de controle, e em apenas um estudo o desempenho acadêmico dos estudantes expostos aos vídeos se mostrou inferior. Conclusão: O uso de vídeos como ferramenta de ensino é cada vez maior, apesar disto, esta pesquisa mostra que a literatura acerca do tema relacionado à educação médica é escassa representando uma oportunidade para o desenvolvimento de novas pesquisas.

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Como Citar
SilvaD. F. A. da, AndrioloB. N. G., TavaresL. F., SilvaR. de A., & SilvaJ. A. C. da. (2019). O vídeo como ferramenta de ensino de ciências morfofuncionais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(7), e533. https://doi.org/10.25248/reas.e533.2019
Seção
Revisão Bibliográfica