Conhecimento de profissionais da saúde em hipertensão arterial sistêmica: intervenção com cartilha ilustrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito de uma capacitação com cartilha ilustrativa no conhecimento dos profissionais sobre a hipertensão arterial e o atendimento ao paciente hipertenso. Métodos: Pesquisa quantitativa descritiva do tipo pesquisa-ação, com observação dos efeitos produzidos por ações de intervenção. Este estudo foi dividido em dois momentos, o primeiro destinado à resolução de questionário acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica, do qual participaram 27 profissionais e o segundo momento, uma capacitação na modalidade de roda de conversa junto ao uso de cartilha ilustrativa. Em seguida, aplicou-se novamente o questionário, colaborando com esta etapa 20 participantes. O conhecimento, portanto, foi avaliado com base em respostas de questionário aplicado antes e após intervenções educativas. Resultados: Houve maior frequência de acertos na resolução do questionário após ações de intervenção, com melhora do conhecimento no tocante à hipertensão e ao cuidado do paciente hipertenso. A capacitação foi referida pela totalidade 20 (100%) dos participantes que responderam a segunda aplicação do questionário como favorável ao aprendizado. Conclusão: a educação permanente se mostrou satisfatória por promover melhora do nível de conhecimento no que se trata a Hipertensão Arterial, assim como as estratégias utilizadas viáveis para qualificação profissional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.