Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
RESUMO
Objetivo: Identificar potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em Enfermagem. Métodos: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quali-quantitativa, realizado de maio a junho de 2018, em um Hospital Universitário do estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados envolveu respostas de um questionário de 21 enfermeiros preceptores. Para análise e interpretação dos dados, seguiram-se três etapas: pré análise das respostas, exploração do material e construção do discurso coletivo. Para análise estatística utilizou-se o software Alceste 4.9. Resultados: As experiências vivenciadas na preceptoria foram percebidas como satisfatórias pelos enfermeiros e os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências. Os desafios identificados relacionaram-se, principalmente, a ausência da capacitação dos profissionais e protocolos para desenvolver a supervisão, a duplicidade de funções durante as atividades do preceptor e a desarticulação entre a instituição de ensino e serviço. Conclusão: A capacidade e a facilidade de comunicação entre preceptores e discentes destacaram-se como potencialidades para o exercício da preceptoria. Já à duplicidade de funções, à desarticulação entre instituição de ensino e serviço configuraram-se como desafios.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.