Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem

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Sandra Lúcia Dias Nunes
Maria Alzira Rêgo Pinheiro
Ana Elza Oliveira de Mendonça
Marcelo Viana da Costa
Ana Cristina Pinheiro Fernandes de Araújo

Resumo

RESUMO


Objetivo: Identificar potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em Enfermagem. Métodos: Estudo exploratório, descritivo de abordagem quali-quantitativa, realizado de maio a junho de 2018, em um Hospital Universitário do estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados envolveu respostas de um questionário de 21 enfermeiros preceptores. Para análise e interpretação dos dados, seguiram-se três etapas: pré análise das respostas, exploração do material e construção do discurso coletivo. Para análise estatística utilizou-se o software Alceste 4.9. Resultados: As experiências vivenciadas na preceptoria foram percebidas como satisfatórias pelos enfermeiros e os resultados foram agrupados em quatro categorias temáticas: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências. Os desafios identificados relacionaram-se, principalmente, a ausência da capacitação dos profissionais e protocolos para desenvolver a supervisão, a duplicidade de funções durante as atividades do preceptor e a desarticulação entre a instituição de ensino e serviço. Conclusão: A capacidade e a facilidade de comunicação entre preceptores e discentes destacaram-se como potencialidades para o exercício da preceptoria. Já à duplicidade de funções, à desarticulação entre instituição de ensino e serviço configuraram-se como desafios.

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Como Citar
NunesS. L. D., PinheiroM. A. R., de MendonçaA. E. O., da CostaM. V., & de AraújoA. C. P. F. (2021). Potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado da graduação em enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(1), e5441. https://doi.org/10.25248/reas.e5441.2021
Seção
Artigos Originais