Abordagem psicossocial do diagnóstico inicial na oncopediatria

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Ana Clara Mendes Freitas
Arlan Lemes Vilela
Gabriela Fischer Lemes Ferraz
Gabrielle Marcon
José Luis Quelho Filho
Luísa Conte Gonçalves
Maria Eduarda Pereira de Souza
Mylla Silva Braga
Socorro Andrade de Lima Pompilio

Resumo

Objetivo: Analisar o impacto psicossocial do paciente pediátrico no pós-diagnóstico oncológico, a fim de identificar as estratégias de enfrentamento e a repercussão emocional após o diagnóstico de câncer. Métodos: Estudo descritivo qualitativo realizado com crianças de 8 a 12 anos de idade, que receberam diagnóstico de câncer nos últimos 90 dias da pesquisa. Foram coletados os dados por meio da aplicação de questionário semiestruturado após o consentimento e assentimento dos participantes. Resultados: A ausência de comunicação efetiva entre profissionais de saúde e pacientes mostrou dificultar a identificação de emoções, prevalecendo sentimentos complexos. Mesmo diante da singularidade de cada paciente, as mudanças de vida geraram tristeza e desprezo. Além de apresentaram sentimento de impotência e comportamentos de defesa ao falar do processo de adoecimento. Conclusão: A boa relação médico-paciente-família é indispensável frente ao diagnóstico e tratamento do câncer infantil; destacando, a necessidade de adequação da comunicação, trazendo ludicidade para compreensão cognitiva infantil de sua situação a fim de promover maior aceitação e melhor prognóstico.

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Como Citar
FreitasA. C. M., VilelaA. L., FerrazG. F. L., MarconG., FilhoJ. L. Q., GonçalvesL. C., de SouzaM. E. P., BragaM. S., & PompilioS. A. de L. (2021). Abordagem psicossocial do diagnóstico inicial na oncopediatria. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5546. https://doi.org/10.25248/reas.e5546.2021
Seção
Artigos Originais