Reflexões acerca da assistência e ensino à saúde de populações tradicionais: inclusão e cenários
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Resumo
Objetivo: Este artigo identifica a inclusão de atividades de ensino para assistência à saúde de populações tradicionais, nos cursos de graduação em medicina de universidades e faculdades da região Norte do Brasil a fim de mediar reflexões acerca do tema. Métodos: Pesquisa realizada por método misto, longitudinal, com investigação de coleta de dados com abordagem de estudo de casos múltiplos, por meio de base de dados do Ministério de Educação e Cultura, ano base 2018. Para o constructo foram definidos descritores a serem pesquisados nas matrizes e ementas dos projetos políticos pedagógicos. O parâmetro base para inclusão dos dados se delimitou nos termos: populações tradicionais; populações amazônicas; saúde indígena; saúde de grupos étnicos e populações remanescentes de quilombo nos textos do projeto pedagógico (matrizes curriculares e ementas). Resultados: Foram identificados 20 cursos, sendo nove públicos e onze privados, deste apenas três apresentaram disciplinas dentro da característica investigada, sendo estas ministradas no estado do Amazonas e Acre. Conclusão: É notória a ausência de disciplinas curriculares sobre populações tradicionais nos currículos de Medicina. Os resultados possibilitam entender também que há um esvaziamento dos conteúdos sociais e humanísticos nas disciplinas de base na maioria dos currículos.
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