Avaliação do perfil clínico de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica cadastrados no Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (HIPERDIA)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Verônica Spani Amado
Vivian Miranda Lago

Resumo

Objetivo: Avaliar o perfil clínico de usuários portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) cadastrados no Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (HIPERDIA). Métodos: Trata-se de pesquisa do tipo descritiva, documental e de abordagem quantitativa, proveniente da análise de 85 prontuários relativos ao período de 2010 a 2018 de pacientes cadastrados no HIPERDIA de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada em um município de pequeno porte do estado do Espírito Santo.  Resultados: A população masculina apresentou média mais alta de peso e de estatura; nos dois grupos amostral, houve a predominância de pacientes com a Circunferência da Cintura (CC) acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS); predominou a presença de sujeitos com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do esperado, especialmente, no grupo feminino; a abordagem de atenção à saúde dos portadores de HAS no município estudado tem ocorrido numa perspectiva multiprofissional. Conclusão: Foi possível concluir que a amostra masculina apresentou média mais elevada de peso e altura, e que ambos os grupos de participantes possuíam a CC acima do recomendado pela OMS, e com o IMC acima do esperado. Conclui-se ainda que muitos dos entrevistados foram encaminhados ao cardiologista e nutricionista.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AmadoV. S., & LagoV. M. (2021). Avaliação do perfil clínico de portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica cadastrados no Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (HIPERDIA). Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5571. https://doi.org/10.25248/reas.e5571.2021
Seção
Artigos Originais