Monitoria como espaço de iniciação à docência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jéssica Tâmara do Nascimento
Letícia Tereza da Silva Cardoso
Linda Concita Nunes Araújo
Vandreza Valéria do Nascimento Oliveira
Esvaldo dos Santos Silva
Paulo Jorge Torres Guimarães Silva
José Weslley Feitoza Santos Clemente

Resumo

Objetivo: Relacionar a monitoria como espaço de iniciação a docência. Métodos: Revisão integrativa da literatura elaborada a partir da coleta de dados de fontes secundárias e levantamento bibliográfico realizada através das seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). Resultados: Como amostra final foram selecionados 10 artigos a serem utilizados na realização deste estudo. Constatou-se que ao atuar como monitor o aluno cria oportunidades e se destaca no meio acadêmico devido à riqueza dos conhecimentos e experiências adquiridas, a monitoria se configura como importante atividade realizada durante a graduação, além de ser uma forma alternativa de trabalho pedagógico. Considerações finais: Foi notória a falta de estudos publicados a respeito da temática, o que denota a falta de estímulo, vagas, ou interesse dos discentes a programas como a monitoria durante a graduação. Ser monitor permite ao discente enxergar uma área de atuação além da assistência, oferecendo-lhe uma visão holística sobre atuar no âmbito de multiplicador de conhecimento além de introduzi-lo nas formas e métodos didáticos que é de suma importância para a atuação do enfermeiro em diversas áreas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
do NascimentoJ. T., CardosoL. T. da S., AraújoL. C. N., OliveiraV. V. do N., SilvaE. dos S., SilvaP. J. T. G., & ClementeJ. W. F. S. (2021). Monitoria como espaço de iniciação à docência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5577. https://doi.org/10.25248/reas.e5577.2021
Seção
Revisão Bibliográfica