Professoras itinerantes do ensino superior: condições de saúde e jornada dupla de trabalho

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Simone Samires dos Reis
Saulo Daniel Mendes Cunha

Resumo

Objetivo: Analisar a repercussão da dupla jornada nas condições de vida, saúde e no trabalho de professoras universitárias de uma universidade pública do Norte de Minas. Métodos: A presente pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa. Participaram deste estudo sete professoras. A coleta dos dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2020 e, para a entrevista, foi utilizado um roteiro semiestruturado. Já para o registro das entrevistas, foi utilizado um gravador da marca Samsung®, a fim de capturá-las para análise de todas as informações fornecidas pelos participantes. Resultados: A pesquisa apresentou resultados significativos, mostrando a realidade em que esta instituição pesquisada se encontra atualmente.  As principais queixas das professoras foram relacionadas à falta de estrutura, espaços de aula para disciplinas com caráter prático, o que dificulta o processo de ensino-aprendizado dos seus alunos e da dupla jornada de trabalho. Conclusão: Este trabalho nos chama atenção uma vez que a docente precisa de tempo para o lazer e tempo para cuidar da saúde (física, psicológica e mental), destacando ainda mais a importância de políticas públicas para a promoção e prevenção da saúde desta classe de trabalhadoras que trabalham em dupla jornada.

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Como Citar
dos ReisS. S., & CunhaS. D. M. (2021). Professoras itinerantes do ensino superior: condições de saúde e jornada dupla de trabalho. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5590. https://doi.org/10.25248/reas.e5590.2021
Seção
Artigos Originais