Resolução de conflitos em serviços de saúde e práticas restaurativas: o desafio da gestão

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raquel Silva Pereira
Krisla Nathane Soares dos Santos Pereira
Gabriel Lucas Pereira Guimarães
Emilly Jhully Correia de Paula
Leonardo Santos Silva
Paula Paulina Costa Tavares

Resumo

Objetivo: Identificar as principais práticas do gestor na resolução de conflitos em serviço de saúde, bem como as principais dificuldades nesse processo. Métodos: Trata se de uma revisão de literatura de delineamento descritivo e abordagem qualitativa por meio de dados secundários por levantamento bibliográfico de publicações científicas entre 2010 e 2020 no Banco de dados BVS e SciELO. Resultados: A coparticipação da equipe e a capacidade de dialogar são ferramentas capazes de facilitar a resolução dos conflitos. A ausência de especialização e experiência tendem a diminuir a qualidade da gestão. É notório a existência de uma carência quanto a publicações que abordem a temática das práticas restaurativas. Considerações finais: Uma gestão eficiente possibilita que a rede de atenção básica se estruture e opere de forma resolutiva, elevando a qualidade do serviço e aliviando as demandas para os serviços especializados, diminuindo o congestionamento do sistema. Há uma defasagem nas instituições de graduação quanto ao preparo de seus discentes para atuarem como gestores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PereiraR. S., PereiraK. N. S. dos S., GuimarãesG. L. P., de PaulaE. J. C., SilvaL. S., & TavaresP. P. C. (2021). Resolução de conflitos em serviços de saúde e práticas restaurativas: o desafio da gestão. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(1), e5620. https://doi.org/10.25248/reas.e5620.2021
Seção
Revisão Bibliográfica