Ensino e pesquisa sobre saúde dos povos indígenas: experiências acadêmicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nádile Juliane Costa de Castro
Deisiane da Silva Mesquita
Dayanne de Nazaré dos Santos
Juliana Pereira Pinto Cordeiro
Luine Glins Cunha
Ryane Oliveira Neves

Resumo

Objetivo: Refletir sobre o ensino e pesquisa da saúde indígena por meio de experiências acadêmicas. Relato de experiência: Relato de experiência baseado na execução de disciplinas e de criação e participação em grupos de estudos e pesquisas que contemplavam o estudo da saúde de populações indígenas em instituições de ensino superior localizadas na região metropolitana do Estado do Pará. A construção do trabalho direcionado por meio da matriz curricular com presença de disciplina especificas possibilitou maior engajamento para este tema, mas foi possível construir conhecimento pela pesquisa, por meio de estudo de casos clínicos quando da ausência disciplinar. Considerações finais: A experiência assistencial possibilitou que se ampliasse de modo satisfatório à interdisciplinaridade por meio do ensino e pesquisa, e afirmou mais uma vez que a experiência em campo possibilita novos horizontes acadêmicos. Os discentes envolvidos conseguiram produzir academicamente por meio dos eventos científicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CastroN. J. C. de, MesquitaD. da S., SantosD. de N. dos, CordeiroJ. P. P., CunhaL. G., & NevesR. O. (2019). Ensino e pesquisa sobre saúde dos povos indígenas: experiências acadêmicas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (25), e567. https://doi.org/10.25248/reas.e567.2019
Seção
Relatos de Experiência