Capoeira: ferramenta de inclusão nas aulas de educação física para alunos com necessidades educacionais especiais

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Christine Avelar Borges Faria
Fabrício Aigner Pinto
José Roberto Gonçalves de Abreu

Resumo

Objetivo: O objetivo da pesquisa é abranger a capoeira como ferramenta de inclusão nas aulas de educação física para alunos com necessidades educativas especiais, compreendendo os fatores que podem viabilizar este processo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois se baseará, principalmente, de produções técnicas e literárias, artigos, monografias entre outras publicações acerca da temática capoeira, educação física e inclusão. Resultados: Diante do que foi construído, e partindo das limitações encontradas pela falta de produção associada ao tema, pôde-se verificar que a capoeira é uma possibilidade de muitas influências para a pessoa com deficiência. Considerações finais: Concluiu-se que a capoeira pode ser uma ferramenta de inclusão, significativamente possível de ser trabalhada na escola e nas aulas de educação física, pois nela se abrange além da cultura corporal do movimento outros aspectos artísticos, culturais e esportivos que contribuem para esse fim.

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Como Citar
FariaC. A. B., PintoF. A., & AbreuJ. R. G. de. (2019). Capoeira: ferramenta de inclusão nas aulas de educação física para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (21), e572. https://doi.org/10.25248/reas.e572.2019
Seção
Revisão Bibliográfica