Atividades lúdicas para promoção de saúde bucal em escolares: revisão de literatura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulla Valéria de Souza Meneses
Érica Paula Barbosa
Flávia Accioly Canuto Wanderley
Carmen Silvia Motta Bandini

Resumo

Objetivo: Avaliar se as atividades lúdicas em saúde bucal realizadas com escolares contribuem para mudança de hábitos em relação à higiene oral. Métodos: Revisão sistemática da literatura mediante consulta a: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), utilizando os descritores: higiene bucal, saúde bucal, educação em saúde bucal, placa dentária, escolares, jogos, brinquedos, recreação, jogos educativos e jogos infantis. Foram considerados elegíveis estudos experimentais, com crianças em idade escolar (5 a 12 anos). Resultados: Foram selecionados 186 estudos elegíveis, recuperados pela busca de forma pareada e independente por dois pesquisadores, retiradas 57 duplicatas e após a aplicação dos critérios de elegibilidade na leitura dos títulos e resumos houve discordâncias entre os dois pesquisadores, que foram resolvidas por um terceiro avaliador, permanecendo 4 estudos. As intervenções educativas lúdicas promoveram mudanças nos indicadores de higiene oral (índice de placa visível e índice de sangramento gengival), o que sugere melhorias nos comportamentos relacionados à saúde bucal. Considerações finais: A promoção em saúde bucal em escolares impõe desafios e, diferentes intervenções educativas lúdicas podem ser capazes de promover mudanças favoráveis de comportamento relacionados à saúde bucal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MenesesP. V. de S., Barbosa Érica P., WanderleyF. A. C., & BandiniC. S. M. (2021). Atividades lúdicas para promoção de saúde bucal em escolares: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5726. https://doi.org/10.25248/reas.e5726.2021
Seção
Revisão Bibliográfica