Avaliação da dor na classificação de risco: conhecimento de estudantes de enfermagem

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Cristiane Chaves de Souza
José Victor Soares da Silva
Isabela de Souza Santana
Laís Sousa da Silva
Luciene Muniz Braga
Edimara Aparecida Buonicontro
Luana Vieira Toledo
Patrícia de Oliveira Salgado

Resumo

Objetivo: Verificar o nível de conhecimento teórico de estudantes do curso de Enfermagem sobre a avaliação da dor durante a classificação de risco, utilizando como recurso à régua da dor. Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes do último ano do curso de bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2016, a partir de um questionário autorrespondido pelos alunos. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria dos estudantes (75,9%) referiu obter, durante a graduação, conhecimento teórico necessário sobre a avaliação da dor para a prática clínica. Dentre os participantes, 62,1% conheciam a régua da dor e a utilizaram em algum momento durante as atividades práticas. A avaliação correta da dor esteve diretamente relacionada com a correta classificação de risco do usuário (r=0,773; p<0,01). Conclusão: O conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre a utilização da régua da dor foi satisfatório, e a maioria dos acadêmicos avaliam a dor na prática clínica e utilizam instrumentos nessa avaliação.

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Como Citar
de SouzaC. C., da SilvaJ. V. S., SantanaI. de S., da SilvaL. S., BragaL. M., BuonicontroE. A., ToledoL. V., & SalgadoP. de O. (2020). Avaliação da dor na classificação de risco: conhecimento de estudantes de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(12), e5798. https://doi.org/10.25248/reas.e5798.2020
Seção
Artigos Originais