Avaliação da dor na classificação de risco: conhecimento de estudantes de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Verificar o nível de conhecimento teórico de estudantes do curso de Enfermagem sobre a avaliação da dor durante a classificação de risco, utilizando como recurso à régua da dor. Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes do último ano do curso de bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública brasileira. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2016, a partir de um questionário autorrespondido pelos alunos. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria dos estudantes (75,9%) referiu obter, durante a graduação, conhecimento teórico necessário sobre a avaliação da dor para a prática clínica. Dentre os participantes, 62,1% conheciam a régua da dor e a utilizaram em algum momento durante as atividades práticas. A avaliação correta da dor esteve diretamente relacionada com a correta classificação de risco do usuário (r=0,773; p<0,01). Conclusão: O conhecimento dos estudantes de Enfermagem sobre a utilização da régua da dor foi satisfatório, e a maioria dos acadêmicos avaliam a dor na prática clínica e utilizam instrumentos nessa avaliação.
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