Conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil no contexto rural
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Investigar os fatores ambientais e sociodemográficos relacionados ao conhecimento materno sobre o desenvolvimento infantil, no contexto rural. Métodos: Estudo transversal, envolvendo mães de filhos de 0 a 3 anos de idade em Bragança, Estado do Pará. Utilizou-se ficha de identificação, caracterização ambiental e sociodemográfica e o Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI), aplicados por entrevista. Para análise estatística, utilizou-se modelos lineares generalizados; para comparações múltiplas o teste Sidak e o Qui-Quadrado para características amostrais. O nível de significância foi de 0,01%. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Para as 25 mães incluídas no estudo, o saneamento básico foi o único com significância estatística. Para as pontuações percentuais e desvio padrão, houve acertos sobre as perguntas com 0.90 (±0.07) na tentativa, 0.57 (±0.07) na precisão e 0.51 (±0.07) na pontuação total. Ainda, 0.34 (±0.08) das mães subestimaram o desenvolvimento de seus filhos e 0.14 (±0.06) superestimaram. Conclusão: O conhecimento das mães da zona rural sobre o desenvolvimento infantil está relacionado a fatores sociodemográficos, sendo saneamento básico, dentre as variáveis ambientais, o único preditor da precisão e do total de acertos no instrumento, indicando predizer maior conhecimento materno quando presente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.