Atendimento multidisciplinar para a educação especial e inclusiva de uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mayara Macedo Melo
Francisco Lucas de Lima Fontes
Ester Lima de Sousa
Elbson Alves e Sousa
Franciane Santos do Nascimento
Geane Blenda Mendes de Andrade
Débora Laís Miranda de Araújo
Paula Alves Sepúlveda Almendra
Elisalma Vieira Carvalho
Stefanny Christina Ribeiro do Nascimento
Maria das Graças Sampaio
Bárbara Bruna dos Santos Silva
Suzana Lima de Sousa
Fernanda Gomes do Nascimento Silva
Ester Samanta Brito de Oliveira

Resumo

Objetivo: Relatar o caso de uma criança com Transtorno do Espectro Autista frente ao atendimento multidisciplinar para a educação especial e inclusiva. Detalhamento de caso: L. I. S. B., sexo masculino, nascido de parto cesáreo a termo. Durante a gestação a mãe não apresentou intercorrências, porém aos três anos de idade os pais perceberam a dificuldade que a criança possuía na fala e socialização. Após criteriosa avaliação chegou-se ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Em meio ao impacto familiar causado pelo de desfecho da investigação, o infante passou a ser acompanhado continuamente por uma equipe multidisciplinar que contava com psicólogo, fonoaudiólogo, neuropediatra e terapeuta ocupacional. A criança ingressou na escola aos três anos de idade, contudo enfrentou inúmeros desafios como a resistência da direção da instituição em recebê-lo, pois o despreparo dos profissionais impedia que o mesmo tivesse acesso ao ensino. Conclusão: Revela-se a necessidade de maior preparo dos profissionais da educação no convívio com criança autista ao evidenciar desconhecimento e certo preconceito destes no relacionamento vivenciado a princípio. A qualificação de professores e demais profissionais, além de infraestrutura adequada por meio do fornecimento de insumos necessários ao progresso da criança com o transtorno mostram-se essenciais ao ensino-aprendizagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MeloM. M., FontesF. L. de L., SousaE. L. de, SousaE. A. e, NascimentoF. S. do, AndradeG. B. M. de, AraújoD. L. M. de, AlmendraP. A. S., CarvalhoE. V., NascimentoS. C. R. do, SampaioM. das G., SilvaB. B. dos S., SousaS. L. de, SilvaF. G. do N., & OliveiraE. S. B. de. (2019). Atendimento multidisciplinar para a educação especial e inclusiva de uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo de caso. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (25), e589. https://doi.org/10.25248/reas.e589.2019
Seção
Estudos de Caso