O enfermeiro como educador frente aos aspectos emocionais do familiar que cuida do portador de Alzheimer

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Karina Benevides de Lima
Izabel Cristina Parente Tavares
Adrielle Rita Nogueira de Souza
Lucas Carvalho da Silva
Lenilson Alves de Souza
Amanda Thyanne Sales de Sousa
Gilberto Olavo Costa de Oliveira Júnior
Lincow Daniel Silva Colares
Silvana Nunes Figueiredo
Aine Lorenna de Araujo Bié

Resumo

Objetivo: Revisar e descrever como o enfermeiro atua sobre os aspectos emocionais do familiar que cuida do portador de Alzheimer. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório onde optou-se por métodos de Revisão Integrativa de Literatura (RIL) no qual buscou-se por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Identificou-se que ao assumir o cuidado principal, o familiar torna-se mais suscetível a desenvolver instabilidade emocional acarretando em ansiedade, depressão e estresse, o que proporciona o comprometimento do seu próprio cuidado,  bem como daquele que é prestado ao portador de Alzheimer. Considerações finais: Os familiares cuidadores deparam-se com adversidades físicas e psicossocias para quais não estão preparados, mas que quando amparados de maneira multiprofissional, e sobretudo com a criação de vínculo com a enfermagem, torna-se possivel a construção de estratégias que minimizem as dificuldades vivenciadas.

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Como Citar
de LimaK. B., TavaresI. C. P., de SouzaA. R. N., da SilvaL. C., de SouzaL. A., de SousaA. T. S., JúniorG. O. C. de O., ColaresL. D. S., FigueiredoS. N., & BiéA. L. de A. (2021). O enfermeiro como educador frente aos aspectos emocionais do familiar que cuida do portador de Alzheimer. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5918. https://doi.org/10.25248/reas.e5918.2021
Seção
Revisão Bibliográfica