O enfermeiro como educador frente aos aspectos emocionais do familiar que cuida do portador de Alzheimer
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Resumo
Objetivo: Revisar e descrever como o enfermeiro atua sobre os aspectos emocionais do familiar que cuida do portador de Alzheimer. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório onde optou-se por métodos de Revisão Integrativa de Literatura (RIL) no qual buscou-se por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultados: Identificou-se que ao assumir o cuidado principal, o familiar torna-se mais suscetível a desenvolver instabilidade emocional acarretando em ansiedade, depressão e estresse, o que proporciona o comprometimento do seu próprio cuidado, bem como daquele que é prestado ao portador de Alzheimer. Considerações finais: Os familiares cuidadores deparam-se com adversidades físicas e psicossocias para quais não estão preparados, mas que quando amparados de maneira multiprofissional, e sobretudo com a criação de vínculo com a enfermagem, torna-se possivel a construção de estratégias que minimizem as dificuldades vivenciadas.
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