Teatro de fantoches como estímulo à leitura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Thainan Oliveira dos Anjos
Ian Soares Cardoso
Cristiana Pires da Silva
Larissa Luciana Pires Silva
Dalberto Lucianelli Junior
Felipe da Costa Soares
Isabella Louise Morais de Sousa
Jorge Lucas dos Santos Lima
Luiz Felipe Façanha Ramos
Sarah Romênia Sousa Martins
Ana Beatriz Costa da Silva
Fernanda Nogueira Valentin

Resumo

Objetivo: Abordar a experiência dos discentes de uma Universidade sobre a prática da leitura através de recursos lúdicos como, o teatro de fantoches para crianças no ambiente escolar e hospitalar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido por acadêmicos de uma Universidade do Pará na região do Xingú, na qual se pretendeu abordar a dinâmica “Teatro de Fantoches” realizado com 68 crianças no ambiente escolar e hospitalar em um município do Pará. Posteriormente foi coletada algumas informações através da aplicação de um questionário. As análises estatísticas foram realizadas pelo teste Pearson Chi-Square. Resultados: As informações coletadas durante as atividades evidenciaram que as histórias contadas ludicamente em forma de fantoches tiveram uma relação positiva entre as crianças independente dos dois ambientes. A maioria das crianças da escola são incentivadas a leitura e os seus responsáveis leem para elas, já as crianças do hospital, não há um incentivo por parte dos familiares. Conclusão: Por meio das ações foi possível perceber a importância do estímulo a leitura através das histórias contadas e da utilização de fantoches, pois esse método estimula o interesse pela leitura de uma maneira que facilita a compreensão das crianças sobre os temas abordados.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
dos AnjosT. O., CardosoI. S., da SilvaC. P., SilvaL. L. P., JuniorD. L., SoaresF. da C., de SousaI. L. M., LimaJ. L. dos S., RamosL. F. F., MartinsS. R. S., da SilvaA. B. C., & ValentinF. N. (2021). Teatro de fantoches como estímulo à leitura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e5987. https://doi.org/10.25248/reas.e5987.2021
Seção
Artigos Originais