Aspectos metodológicos do levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal e qualidade da assistência odontológica entre escolares

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Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins
Amanda Neves Magalhães
Ana Maria Rodrigues Santos
Fernanda Gonçalves Alves
Giovana Rafaelly Silva Antunes
Gisely Cardoso Dourado Coutinho
Henrique Carvalho de Brito Fernandes
Juliana Pereira dos Santos
Maria Alice Aguiar Soares
Tamires Aparecida Ramos Antunes

Resumo

Objetivo: Apresentar aspectos metodológicos utilizados para realizar o “Levantamento epidemiológico sobre condições de saúde bucal entre escolares de uma cidade polo de médio porte populacional situada no Norte de Minas Gerais, Brasil” que propõe avaliar as condições da saúde bucal e a qualidade do atendimento odontológico. Métodos: Estudo metodológico referente a criação e validação de instrumentos relacionados à saúde bucal e investigação epidemiológica. Resultados: Foi estimada uma amostra probabilística complexa por conglomerados aleatória simples estratificada (5, 12 e 15 anos). O planejamento incluiu a condução de entrevistas e exames bucais por profissionais calibrados e acadêmicos treinados. Foram avaliadas condições normativas de saúde bucal, condições subjetivas de saúde bucal, assim como o uso e acesso dos serviços, o nível de letramento e a qualidade da assistência odontológica. Conclusão: Com a metodologia descrita será possível obter resultados que favorecem dimensionar a necessidade de ações abrangentes viabilizando melhorias nas estratégias de inclusão dos grupos populacionais mais afetados nas prioridades municipais dos serviços de saúde.

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Como Citar
MartinsA. M. E. de B. L., MagalhãesA. N., SantosA. M. R., AlvesF. G., AntunesG. R. S., CoutinhoG. C. D., FernandesH. C. de B., dos SantosJ. P., SoaresM. A. A., & AntunesT. A. R. (2021). Aspectos metodológicos do levantamento epidemiológico das condições de saúde bucal e qualidade da assistência odontológica entre escolares. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e6023. https://doi.org/10.25248/reas.e6023.2021
Seção
Artigos Originais