Memes e orações subordinadas adverbiais no 9º ano do Ensino Fundamental: uma abordagem estatística

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Brenda Maria Soares
Adriana Pin

Resumo

Objetivos: Este artigo propõe apresentar estratégias com memes no ensino de orações subordinadas adverbais, em Língua Portuguesa, para facilitar o entendimento dos alunos e apresentar conclusões sobre a valência deste trabalho. Método: É composto de aulas com leitura e construção de memes. Resultados: A amostra é de 30 alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacaraípe, do município de Serra-ES. Cem por cento dos alunos não tinham debatido o assunto antes e também entenderam que memes eram compostos de figuras e frases. Cinquenta e três por cento dos alunos disseram ter facilidade de entender Orações Subordinadas Adverbiais e noventa por cento confirmaram entender melhor o assunto dessas orações quando se trabalha com memes. Noventa por cento dos alunos ficaram satisfeitos com as aulas e disseram terem aprendido bem o assunto. Conclusão: Foi possível perceber que o trabalho agradou muito aos alunos e que os mesmos realmente aprenderam o conteúdo, conforme afirmaram nas respostas no questionário aplicado e até sugeriram utilizar memes para o ensino de outros assuntos na Língua Portuguesa.

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Como Citar
SoaresB. M., & PinA. (2018). Memes e orações subordinadas adverbiais no 9º ano do Ensino Fundamental: uma abordagem estatística. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (17), e61. https://doi.org/10.25248/reas.e61.2019
Seção
Artigos Originais