O adoecimento na perspectiva de crianças escolares atendidas em uma unidade de pronto atendimento

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Bárbara Luiza Cordeiro da Silva
Flávia dos Santos Silva
Elaine Cristina Rodrigues Gesteira

Resumo

Objetivo: Compreender o significado do adoecimento na perspectiva da criança durante a sua permanência em uma unidade de pronto-atendimento. Métodos: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa realizada com 17 crianças de seis a doze anos atendidas em uma unidade de pronto-atendimento da região centro-oeste mineira, no período de agosto a dezembro de 2019. Os instrumentos utilizados na coleta foram as entrevistas semiestruturadas ancoradas na aplicação do brinquedo terapêutico dramático. Resultados: As crianças atribuíram significados a condição de adoecimento, expressaram tristeza, sofrimento, dor e apreensão diante dos procedimentos; a experiência por meio do brinquedo terapêutico induziu a catarse, destacando-se o simbolismo na relação de estar doente e o ambiente pediátrico, como algo ameaçador. Conclusão: Os resultados trazem contribuição à compreensão de como as crianças veem a doença, internação e os procedimentos invasivos, destacando o medo relacionado ao ambiente e aos profissionais, reforçando a importância da escuta ampliada e multiprofissional, além do uso do brinquedo terapêutico na prática profissional do enfermeiro.

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Como Citar
da SilvaB. L. C., SilvaF. dos S., & GesteiraE. C. R. (2021). O adoecimento na perspectiva de crianças escolares atendidas em uma unidade de pronto atendimento. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e6131. https://doi.org/10.25248/reas.e6131.2021
Seção
Artigos Originais