O adoecimento na perspectiva de crianças escolares atendidas em uma unidade de pronto atendimento
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender o significado do adoecimento na perspectiva da criança durante a sua permanência em uma unidade de pronto-atendimento. Métodos: Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa realizada com 17 crianças de seis a doze anos atendidas em uma unidade de pronto-atendimento da região centro-oeste mineira, no período de agosto a dezembro de 2019. Os instrumentos utilizados na coleta foram as entrevistas semiestruturadas ancoradas na aplicação do brinquedo terapêutico dramático. Resultados: As crianças atribuíram significados a condição de adoecimento, expressaram tristeza, sofrimento, dor e apreensão diante dos procedimentos; a experiência por meio do brinquedo terapêutico induziu a catarse, destacando-se o simbolismo na relação de estar doente e o ambiente pediátrico, como algo ameaçador. Conclusão: Os resultados trazem contribuição à compreensão de como as crianças veem a doença, internação e os procedimentos invasivos, destacando o medo relacionado ao ambiente e aos profissionais, reforçando a importância da escuta ampliada e multiprofissional, além do uso do brinquedo terapêutico na prática profissional do enfermeiro.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.