Efeito da elaboração de mapas conceituais na acurácia diagnóstica de estudantes de medicina
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Resumo
Objetivo: Avaliar o impacto da elaboração de mapas conceituais, baseados na fisiopatologia de doenças, sobre a acurácia diagnóstica de estudantes de medicina. Métodos: Estudo experimental com estudantes do 4º ano de curso de medicina em Belo Horizonte, Minas Gerais. Participaram do estudo 46 alunos, divididos em dois grupos: mapa conceitual (GM) (n=24) e controle (GC) (n=22). Na fase de treinamento (fase 1), os alunos resolveram 6 casos clínicos, correspondentes a duas síndromes clínicas. Alunos do GM confeccionaram mapa conceitual e apontaram um diagnóstico final e dois diferenciais. Alunos do GC realizaram atividade distratora. A fase de avaliação (fase 2) foi conduzida uma semana após o treinamento e os participantes foram orientados a listar o diagnóstico mais provável de outros 8 casos clínicos, sem orientação específica. Resultados: Houve uma redução no desempenho dos alunos de ambos os grupos, comparando-se a fase 2 com a fase 1 (60,8±18,3 para 44,8±17,7 (GM); 62,5±25,3 para 44,4±17,9 (GC); p = 0,032). Não houve associação estatisticamente significativa entre o uso do mapa conceitual e o desempenho dos alunos em nenhuma das duas fases p=0,577). Conclusão: Não se observou associação entre a elaboração do mapa conceitual orientada para mecanismos fisiopatológicos e acurácia diagnóstica em estudantes de medicina.
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