Educação Permanente e o Processo Formativo dos Profissionais da Saúde: Entrelace de Saberes

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Guilherme Biondi Sampaio
Renara Meira Gomes
Maria da Conceição Quirino dos Santos da Silva
Inocêncio Silva de Jesus
Ana Cristina Santos Duarte
Kay Amparo Santos

Resumo

Objetivo: Analisar a importância da educação permanente no processo formativo dos profissionais de saúde. Métodos: Pesquisa apresenta-se com abordagem qualitativa descritiva e utiliza-se da revisão bibliográfica para análise dos marcos legais e trabalhos científicos publicados na base de dados da SciELO (Cientifc Electronic Library Online). Resultados: A partir das análises realizadas ficou evidenciado que as perspectivas da Política de Educação Permanente em Saúde e a implementação das premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN para formação dos trabalhadores de saúde reconhecem o potencial educativo dos espaços de trabalho, possibilitando realmente uma formação contextualizada com as reais necessidades da saúde. Considerações finais: Para atuação dos profissionais de saúde, passou-se a requerer articulação das instituições formadoras com os diferentes níveis de gestão, para que se possa favorecer a construção de processos de educação permanente, oferecendo capacitação e reflexão, diante das realidades próximas de atuação. As regulamentações compõem um quadro para formação de um profissional de saúde que seja ativo, reflexivo, crítico das relações cotidianas do seu trabalho, fazendo formação em saúde, sem contudo deixar de ser solidário.

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Como Citar
SampaioG. B., GomesR. M., SilvaM. da C. Q. dos S. da, JesusI. S. de, DuarteA. C. S., & SantosK. A. (2019). Educação Permanente e o Processo Formativo dos Profissionais da Saúde: Entrelace de Saberes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (25), e630. https://doi.org/10.25248/reas.e630.2019
Seção
Revisão Bibliográfica