Avaliação do uso de um sistema de classificação na assistência de enfermagem: relato de experiência

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Elisama da Paz Oliveira Lima
Thais de Albuquerque Corrêa
Aniely Tavares da Silva
Luciana da Silva Barreto
Renata Paula Pereira da Silva
Clara de Holanda Braga
Laise Risalva Farias Gouveia da Silva
Camila Dias da Silva Barros
Edjane Maria da Silva
Tatiana Cristina Montenegro Ferreira

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes de enfermagem frente ao desenvolvimento do Processo de Enfermagem de acordo com a taxonomia CIPE. Os benefícios de sua aplicação consistem na maior clareza na passagem do plantão, assim como ações de enfermagem mais direcionadas e um atendimento diferenciado. O sistema CIPE, além de auxiliar o enfermeiro na aplicação da SAE, fornece uma linguagem padrão e unificada, elaborada com o intuito de respaldar o exercício na tomada de decisão pelos especialistas. Relato da experiência: A experiência foi vivenciada durante um mês no em um hospital escola, onde eram admitidos pacientes que tiveram episódios de Acidente Vascular Encefálico, assim como derrames e problemas neurológicos associados. A aplicação do SAE segundo o CIPE por parte dos enfermeiros possibilitou uma linguagem específica de enfermagem, sendo possível organizar o trabalho profissional quanto ao método e instrumentos. Considerações finais: Uma terminologia em saúde é importante para a assistência de qualidade. No que tange a importância da SAE segundo o CIPE, os estudantes puderam evidenciar a eficácia do método proposto, sendo notório que o aprendizado aplicado além de ter facilitado o entendimento da disciplina, constrói profissionais capacitados a exercerem o papel com autonomia.

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Como Citar
LimaE. da P. O., CorrêaT. de A., da SilvaA. T., BarretoL. da S., da SilvaR. P. P., BragaC. de H., da SilvaL. R. F. G., BarrosC. D. da S., da SilvaE. M., & FerreiraT. C. M. (2021). Avaliação do uso de um sistema de classificação na assistência de enfermagem: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e6330. https://doi.org/10.25248/reas.e6330.2021
Seção
Relatos de Experiência