Conhecimento dos estudantes de enfermagem do centro universitário Estácio de Sergipe sobre a população LGBTQIAP+
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar a percepção dos acadêmicos de enfermagem acerca dos paradigmas da diversidade sexual. Métodos: Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizada no Centro Universitário Estácio de Sergipe com 53 acadêmicos do curso de graduação de enfermagem, do município de Aracaju/SE, no período de agosto a setembro de 2020. Resultados: Evidenciou-se maior proporção de discentes que se sentiam capacitados em realizar atendimento entre aqueles que conheciam plenamente o significado da sigla LGBTQIAP+ (p=0,004) e aqueles que estavam cientes da existência de alguma política de amparo à saúde para essa população (p=0,042). Existiu distribuição significativa entre ter tido contato com a temática em alguma disciplina e conhecer a sigla (p=0,004), saber diferenciar sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual (p=0,015), estar ciente da existência de alguma política de amparo à saúde para essa população (p=0,005), e percepção de peculiaridades do público LGBTQIAP+ que necessitam de maior atenção no âmbito da saúde (p=0,030). Conclusão: Conclui-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca das singularidades e políticas de saúde direcionadas à população LGBTQIA+ é determinante para oferta de uma assistência integral que reconheça os contextos de vulnerabilidade e exclusão a que essa população está exposta.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.