Conhecimento dos estudantes de enfermagem do centro universitário Estácio de Sergipe sobre a população LGBTQIAP+

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Tereza Monique Côrtes Gomes
Carlos Mágno Santos Barbosa
Andriellen Rabelo Carvalho
André Luiz de Jesus Morais
Taciana Silveira Passos
Ana Fatima Souza Melo de Andrade

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção dos acadêmicos de enfermagem acerca dos paradigmas da diversidade sexual. Métodos: Trata-se de estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizada no Centro Universitário Estácio de Sergipe com 53 acadêmicos do curso de graduação de enfermagem, do município de Aracaju/SE, no período de agosto a setembro de 2020. Resultados: Evidenciou-se maior proporção de discentes que se sentiam capacitados em realizar atendimento entre aqueles que conheciam plenamente o significado da sigla LGBTQIAP+ (p=0,004) e aqueles que estavam cientes da existência de alguma política de amparo à saúde para essa população (p=0,042). Existiu distribuição significativa entre ter tido contato com a temática em alguma disciplina e conhecer a sigla (p=0,004), saber diferenciar sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero e orientação sexual (p=0,015), estar ciente da existência de alguma política de amparo à saúde para essa população (p=0,005), e percepção de peculiaridades do público LGBTQIAP+ que necessitam de maior atenção no âmbito da saúde (p=0,030). Conclusão: Conclui-se que o nível de conhecimento dos estudantes acerca das singularidades e políticas de saúde direcionadas à população LGBTQIA+ é determinante para oferta de uma assistência integral que reconheça os contextos de vulnerabilidade e exclusão a que essa população está exposta.

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Como Citar
GomesT. M. C., BarbosaC. M. S., CarvalhoA. R., MoraisA. L. de J., PassosT. S., & de AndradeA. F. S. M. (2021). Conhecimento dos estudantes de enfermagem do centro universitário Estácio de Sergipe sobre a população LGBTQIAP+. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e6406. https://doi.org/10.25248/reas.e6406.2021
Seção
Artigos Originais