Políticas de saúde da mulher no ambiente escolar: um exame bibliográfico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Edmar Reis Thiengo
Alcilene Batalha dos Santos Mota
Jocileia Monteiro
Silas Valério
Mirielle de Castro Sedano
Patricia de Souza Terra de Martin
Josinete Braga Borges Lordes
Silvana Aparecida Faria Santos
Adelma Monteiro Benevides de Lima
Edivan Paes de Freitas

Resumo

Objetivo: É objetivo neste exame bibliográfico, reunir a literatura existente para apresentar as políticas públicas de saúde da mulher no ambiente escolar através dos programas governamentais como o Programa Saúde na Escola (PSE). Revisão Bibliográfica: A saúde da mulher no Brasil assumiu lugar de importância nas casas de saúde pública e particulares, sendo objeto de campanhas e ações que visam reduzir a incidência de mortes femininas. Historicamente a mulher teve sua saúde desprezada, os cuidados reduzidos e o papel na sociedade resumido aos cuidados com o lar, além da objetificação à serviço da figura masculina. Na busca por reduzir os descuidos com a saúde da mulher, campanhas e políticas foram lançadas para aumentar os cuidados e garantir um tratamento mais humanizado às necessidades femininas. Inserir essas políticas de cuidados nas escolas, foi uma forma de garantir que as futuras gerações fossem conscientizadas para as reais necessidades das mulheres, e um meio de alcançar uma grande parcela de mulheres através dos programas públicos de saúde. Considerações finais: O ambiente escolar funciona como instrumento de acesso às mulheres e as escolas ampliam o raio de pacientes, uma forma de prevenir doenças e aumentara conscientização acerca das políticas de saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ThiengoE. R., MotaA. B. dos S., MonteiroJ., ValérioS., SedanoM. de C., de MartinP. de S. T., LordesJ. B. B., SantosS. A. F., de LimaA. M. B., & de FreitasE. P. (2021). Políticas de saúde da mulher no ambiente escolar: um exame bibliográfico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(3), e6432. https://doi.org/10.25248/reas.e6432.2021
Seção
Revisão Bibliográfica