Ensino sobre gerenciamento de resíduos na graduação em enfermagem: realidade, reflexões e propostas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Conhecer a percepção dos discentes de Enfermagem sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Métodos: Estudo de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvido em uma universidade pública do nordeste brasileiro. Utilizou-se da técnica de Grupo Focal (GF) com sete discentes do quarto período do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: No contexto teórico, o ensino sobre GRSS mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual. No contexto prático, constatou-se que as experiências vivenciadas acontecem, na maioria das vezes, no ambiente hospitalar, requerendo cenários de práticas diversificados. Conclusão: O estudo constatou que existem fragilidades no processo de formação dos enfermeiros frente à temática GRSS. Possivelmente, esse fato está associado à fase do curso vivenciada pelos discentes pesquisados. Ainda assim, cabe à academia fomentar e estimular o aprendizado sobre o tema por meio de metodologias de ensino inovadoras, contextualizadas, articuladas e problematizadas, que sejam capazes de instrumentalizar os discentes para o enfrentamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de forma responsável e consciente.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.