Ensino sobre gerenciamento de resíduos na graduação em enfermagem: realidade, reflexões e propostas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Paulyne Souza Silva Guimarães
Rosana Quintella Brandão Vilela
Silvana Maria Barros de Oliveira
Paulo Jorge Torres Guimarães Silva
Rosane Pereira dos Reis
Esvaldo dos Santos Silva
Alexandre de Souza Lima
Renné Costa da Silva

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção dos discentes de Enfermagem sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (GRSS). Métodos: Estudo de abordagem qualitativa descritiva, desenvolvido em uma universidade pública do nordeste brasileiro. Utilizou-se da técnica de Grupo Focal (GF) com sete discentes do quarto período do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: No contexto teórico, o ensino sobre GRSS mostrou-se fragmentado, carecendo de aprofundamento e amplitude conceitual. No contexto prático, constatou-se que as experiências vivenciadas acontecem, na maioria das vezes, no ambiente hospitalar, requerendo cenários de práticas diversificados. Conclusão: O estudo constatou que existem fragilidades no processo de formação dos enfermeiros frente à temática GRSS. Possivelmente, esse fato está associado à fase do curso vivenciada pelos discentes pesquisados. Ainda assim, cabe à academia fomentar e estimular o aprendizado sobre o tema por meio de metodologias de ensino inovadoras, contextualizadas, articuladas e problematizadas, que sejam capazes de instrumentalizar os discentes para o enfrentamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) de forma responsável e consciente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GuimarãesP. S. S., VilelaR. Q. B., de OliveiraS. M. B., SilvaP. J. T. G., dos ReisR. P., SilvaE. dos S., LimaA. de S., & da SilvaR. C. (2021). Ensino sobre gerenciamento de resíduos na graduação em enfermagem: realidade, reflexões e propostas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e6456. https://doi.org/10.25248/reas.e6456.2021
Seção
Artigos Originais