Contribuições da educação interprofissional ao ensino odontológico no Brasil: uma revisão sistemática

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Karla Dias Castro Dias
Diego dos Santos Dias
Natália dos Santos Dias
Maria Aparecida Turci

Resumo

Objetivo: Compreender a contribuição da Educação Interprofissional (EIP) ao ensino odontológico na formação dos odontólogos brasileiros. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. A busca dos estudos foi conduzida por duas pesquisadoras, de forma independente, selecionando-se publicações dos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol. Utilizaram-se as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e os repositórios nacionais de dissertações e teses. Adicionalmente, realizou-se busca manual em anais de congressos nacionais de odontologia e em reuniões da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Resultados: Encontraram-se majoritariamente relatos de experiência, exigindo maior evidência científica; o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) desempenha importante influência em EIP, aliando-se ao maior engajamento das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) representam o cenário preferencial para prática da EIP. Os principais benefícios das experiências consistiram na troca de saberes, valorização de cada profissional, respeito entre os profissionais, desconstrução de estereótipos e despertamento de novas habilidades.  Considerações Finais: A EIP parece contribuir positivamente na formação dos odontólogos. Verificou-se a necessidade de esforços contínuos da odontologia para investigação e aplicação da EIP no Brasil.

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Como Citar
DiasK. D. C., DiasD. dos S., DiasN. dos S., & TurciM. A. (2021). Contribuições da educação interprofissional ao ensino odontológico no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(2), e6490. https://doi.org/10.25248/reas.e6490.2021
Seção
Revisão Bibliográfica