Avaliação da dor em crianças com câncer: revisão narrativa de literatura

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Valmor Arede Cordova Junior
Silvestre Savino Neto
Aurimery Gomes Chermont
Creusa Barbosa dos Santos Trindade
Suellen Patricia Sales da Costa Loureiro
Heliana Helena de Moura Nunes

Resumo

Objetivo: Descrever as escalas de avaliação da dor em crianças com câncer. Revisão bibliográfica: A dor é um dos principais e mais limitantes sintomas em crianças com câncer. Nessas crianças, muitas vezes a dor pode ser subestimada e subdiagnosticada. Avalia-la adequadamente é o primeiro passo para o manejo correto, contudo o uso errôneo das ferramentas disponíveis compromete o seu tratamento. Observou-se que o uso de ferramentas facilita a avaliação de dor em crianças, sendo o auto relato a medida mais fidedigna, o uso de figuras mostrou-se útil em crianças não alfabetizadas e as tecnologias em saúde aumentam a aderência das crianças ao processo de avaliação. Considerações finais: A avaliação da dor em crianças é complexa e fundamental para direcionar o tratamento, as escalas podem facilitar e sistematizar o processo. As escalas unidimensionais são as mais utilizadas na prática, sendo a intensidade da dor a dimensão mais comumente avaliada. Entretanto, as escalas multidimensionais são mais indicadas porque permitem uma compreensão mais abrangente da dor.

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Como Citar
JuniorV. A. C., NetoS. S., ChermontA. G., TrindadeC. B. dos S., LoureiroS. P. S. da C., & NunesH. H. de M. (2021). Avaliação da dor em crianças com câncer: revisão narrativa de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(3), e6544. https://doi.org/10.25248/reas.e6544.2021
Seção
Revisão Bibliográfica