Grupo familiar com Covid-19: um período de incubação ultracurto poderia ser indicação precoce da Variante Brasileira do vírus SARS-CoV-2?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gilvano Amorim Oliveira
Giovana Martins Lopes Oliveira

Resumo

Objetivo: Descrever a ocorrência de COVID-19 com período de incubação ultracurto em um grupo familiar. Relato da experiência: Descrição de uma série de dezoito casos de COVID-19 de um mesmo grupo familiar, com possível contaminação em jantar social. Foi descrito o tempo decorrido entre a reunião familiar e o aparecimento dos primeiros sintomas para cada hóspede. Os casos que foram testados e seus resultados são apresentados. Relato de experiência: Dezenove pessoas de um grupo familiar foram acompanhadas por doze dias. O período médio de incubação foi de 37,16 horas. O período de incubação foi de 24 horas em 11,11% dos casos, de 36 horas em 66,67% e de 48 horas em 22,22% dos indivíduos do cluster. Em pouco mais de cinco por cento dos pacientes, o período de incubação estimado foi de 96 horas. O sintoma inicial mais frequente foi tosse (38,8%). Considerações finais: Um período de incubação ultracurto para SARS-CoV-2 pode ser um alerta importante para um possível novo padrão de COVID-19. Porém, nosso estudo é limitado pelo número escasso de indivíduos e pela falta de exames antes do encontro.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraG. A., & OliveiraG. M. L. (2021). Grupo familiar com Covid-19: um período de incubação ultracurto poderia ser indicação precoce da Variante Brasileira do vírus SARS-CoV-2?. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e6726. https://doi.org/10.25248/reas.e6726.2021
Seção
Relatos de Experiência