Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem em relação à Metodologia Lean: estudo transversal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lidiane Isabel Diniz Silva
Paloma Estefany Aguiar Gomes
Thamirys Santos Rodrigues
Tiago Costa Nascimento
Fabiana Guerra Pimenta

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem do último período da graduação, em relação às ferramentas da Metodologia Lean Manufacturing. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo transversal, descritiva, de natureza quantitativa realizado com 31 estudantes de enfermagem que se voluntariaram a participar do estudo, de uma faculdade localizada no município de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado com 12 questões de múltipla escolha. Analisou-se dados por meio de estatística descritiva e teste qui-quadrado. Resultados: Destaca-se que os discentes que já receberam treinamento (p= 0,42) e os que já atuam como profissionais de saúde (p=0,37) quando comparados com os demais não apresentaram melhor desempenho. Conclusão: Os participantes deste estudo demonstraram conhecimento insuficiente sobre a Metodologia Lean e suas ferramentas, evidenciando a importância da inserção do Lean na grade curricular do aluno de enfermagem, tendo em vista agregar aos novos enfermeiros habilidades importantes e necessárias para uma boa gestão em saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaL. I. D., GomesP. E. A., RodriguesT. S., NascimentoT. C., & PimentaF. G. (2021). Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem em relação à Metodologia Lean: estudo transversal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e6757. https://doi.org/10.25248/reas.e6757.2021
Seção
Artigos Originais