Avaliação do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem em relação à Metodologia Lean: estudo transversal
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem do último período da graduação, em relação às ferramentas da Metodologia Lean Manufacturing. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo transversal, descritiva, de natureza quantitativa realizado com 31 estudantes de enfermagem que se voluntariaram a participar do estudo, de uma faculdade localizada no município de Contagem, Minas Gerais, Brasil. Foi aplicado um questionário estruturado com 12 questões de múltipla escolha. Analisou-se dados por meio de estatística descritiva e teste qui-quadrado. Resultados: Destaca-se que os discentes que já receberam treinamento (p= 0,42) e os que já atuam como profissionais de saúde (p=0,37) quando comparados com os demais não apresentaram melhor desempenho. Conclusão: Os participantes deste estudo demonstraram conhecimento insuficiente sobre a Metodologia Lean e suas ferramentas, evidenciando a importância da inserção do Lean na grade curricular do aluno de enfermagem, tendo em vista agregar aos novos enfermeiros habilidades importantes e necessárias para uma boa gestão em saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.