Elaboração e validação de manual para técnicas básicas de curso técnico em enfermagem
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Resumo
Objetivo: Construir e validar um manual para o componente curricular, “técnicas básicas”, de curso técnico em enfermagem, fundamentado em aprendizagem baseada em problemas. Métodos: Pesquisa metodológica, seguindo as etapas: levantamento bibliográfico, construção do manual, validação do conteúdo, adequação do manual, validação semântica, adequações no manual. Participaram da validação de conteúdo 10 enfermeiros, utilizou-se a técnica Delphi, por meio de escala tipo likert. Na avaliação semântica, participaram 17 estudantes de curso técnico em enfermagem, os dados foram coletados por meio de questionário do tipo likert. A análise dos dados foi feita através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: O manual construído é fundamentado em ABP, tem 45 páginas e 13 capítulos que abordam conteúdos pertinentes a “técnicas básicas”, através da apresentação dos objetivos de aprendizagem, seguidos da situação- problema que abrange um ou mais conteúdos do referido componente curricular. O material apresentou IVC global entre os juízes de 97,68%. Quanto ao público-alvo o IVC global foi de 99,46%. Conclusão: A versão final do material é válida quanto à aparência e conteúdo e pode ser utilizado no contexto ao qual se aplica.
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