Saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de faculdades de medicina brasileiras: uma revisão integrativa

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Giulia Machado Caldeira Ardisson
Rafaela de Oliveira Andrade
Alexandre Vazzoler Andrião
Aline Cristina Mafra
Maria Carmela Kneip Lopes Fonseca
Mateus Gonçalves Amâncio
Tauane Larissa Menão
Maria José Guedes Gondim Almeida

Resumo

Objetivos: Discutir a saúde mental dos estudantes de medicina brasileiros, identificar fatores de risco e o papel das escolas médicas. Métodos: A pesquisa foi realizada por meio de descritores associados à saúde mental dos estudantes de medicina nas plataformas PubMed, LILACS e Scielo. O acesso ocorreu entre outubro e dezembro de 2020. Foram selecionados 53 artigos dentro dos seguintes critérios: artigos publicados a partir de 2014, transversais ou longitudinais, que avaliaram estudantes de medicina brasileiros quanto à saúde mental. Desses, foram excluídos 34 artigos por não se relacionarem ao tema central. Resultados: Estudantes de medicina exibem pior bem-estar psicossocial do que outros jovens. Existe alta prevalência de desordens como depressão, ansiedade, estresse, síndrome de burnout e abuso de substâncias. Dentre os fatores de risco, mulheres são um grupo de vulnerabilidade. Em relação a morar sozinho, os resultados encontrados foram divergentes. Ademais, há relação entre grade curricular do curso e saúde mental e qualidade de vida. A respeito do método de aprendizagem, há preferência dos estudantes pelo ensino ativo. Considerações finais: Diversos fatores envolvidos na formação médica influenciam diretamente na saúde mental e qualidade de vida dos acadêmicos. Portanto, é importante estabelecer medidas e mecanismos de suporte para esse grupo.

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Como Citar
ArdissonG. M. C., AndradeR. de O., AndriãoA. V., MafraA. C., FonsecaM. C. K. L., AmâncioM. G., MenãoT. L., & AlmeidaM. J. G. G. (2021). Saúde mental e qualidade de vida dos estudantes de faculdades de medicina brasileiras: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(6), e6953. https://doi.org/10.25248/reas.e6953.2021
Seção
Revisão Bibliográfica