Representações sociais de profissionais sobre suas práticas educativas em saúde para mães de prematuros
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Analisar as Representações Sociais de profissionais sobre suas práticas educativas em saúde para as mães de bebês prematuros hospitalizados. Métodos: Foram utilizados três métodos na coleta de dados: a observação sistemática, o teste de associação livre de palavras e a entrevista semiestruturada. Os dados da observação sistemática e da entrevista semiestruturada foram analisados através da Análise de Conteúdo Temática e o teste de associação livre de palavras através do software EVOC; posteriormente foi feita a triangulação dos dados. Resultados: Após a análise dos dados surgiu uma Classe Temática, Educação em saúde para mães de prematuros, e cinco Categorias: explicações específicas sobre procedimentos realizados; explicações sobre o estado geral do bebê; uso de linguagem acessível; orientações no momento da alta do bebê; fornecimento de um folder educativo no momento da alta do bebê. Conclusão: As representações apreendidas são condizentes com as práticas educativas diárias dos profissionais, que realizam uma assistência de qualidade para os pais na tentativa de diminuir o sofrimento causado pela hospitalização do bebê. Este estudo espera contribuir para o fortalecimento das práticas educativas em saúde capazes de oferecer segurança e habilidade aos pais, com vistas ao cuidado seguro de seu filho prematuro.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.