Transtorno do espectro autista e habilidades envolvidas no brincar: concepção de uma equipe multidisciplinar

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Mayanny da Silva Lima
Valeria Silva Carvalho
Najra Danny Pereira Lima
Marcus Vinicius da Rocha Santos da Silva
Gilma Sannyelle Silva Rocha
Thalia Costa Medeiros
Thais Costa Medeiros
Maria Camila da Silva
Mychelle Maria Santos de Oliveira

Resumo

Objetivo: Identificar quais os métodos ou procedimentos utilizados pelos profissionais nos atendimentos para desenvolver e potencializar as habilidades da criança autista através do brincar funcional. Métodos: Trata-se de um estudo avaliativo, exploratório, do tipo pesquisa ação, com abordagem qualiquantitativo. Participaram da pesquisa profissionais de uma equipe multiprofissional que atuam nos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-IJ) com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A coleta de dados foi realizada com o uso de questionários com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Resultados: Diante das respostas obtidas, verifica-se o conhecimento superficial dos profissionais acerca da importância do brincar funcional no atendimento de crianças com TEA, pois ele auxilia no desenvolvimento total, configurando-se como fundamental no processo terapêutico, validando e potencializando as habilidades da criança, usufruindo do lúdico como ferramenta promotora de desenvolvimento. Conclusão: Os resultados demonstram o desconhecimento e a falta de capacitação para o ensino de habilidades por meio do brincar. Por meio deste estudo, enfatiza-se a importância do brincar no processo terapêutico e o conhecimento destes métodos pelos profissionais como ferramenta para aquisição de habilidades.

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Como Citar
LimaM. da S., CarvalhoV. S., LimaN. D. P., SilvaM. V. da R. S. da, RochaG. S. S., MedeirosT. C., MedeirosT. C., SilvaM. C. da, & OliveiraM. M. S. de. (2021). Transtorno do espectro autista e habilidades envolvidas no brincar: concepção de uma equipe multidisciplinar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(7), e6989. https://doi.org/10.25248/reas.e6989.2021
Seção
Artigos Originais