Tecnologias educacionais desenvolvidas para o cuidado ao paciente diabético: revisão integrativa da literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico sobre as principais tecnologias educacionais utilizadas no cuidado com pacientes com Diabetes Mellitus. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura retrospectiva com caráter descritivo-exploratório realizada nas bases de dados LILACS, Web of Science, PUBMED e SCIELO, por meio do cruzamento dos descritores “Diabetes Mellitus”, “Complicações do Diabetes”, “Tecnologia Educacional”, “Estudo de Validação” e “Jogos e Brinquedos”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A amostra final foi constituída de 20 artigos que emergiram duas categorias temáticas: Tipos de tecnologias cuidativo-educacionais utilizadas na promoção do autocuidado em diabéticos e Interface entre aprendizagem significativa e as dificuldades na implementação das tecnologias cuidativo-educacionais. O cenário atual de produção de educação em saúde utiliza, sobretudo, como recurso, as mídias digitais como games, porém ainda conta com a participação significativa de ferramentas impressas e físicas. É notória a necessidade de adaptação quanto ao conteúdo e linguagem a fim de atender à demanda sociocultural do público abordado. Considerações Finais: A produção de tecnologias educacionais para diabéticos está, em sua maioria, pautada em mídias digitais. Notou-se a carência de jogos de tabuleiro para o público em questão.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.