Desafios da psicologia hospitalar no ensino em saúde: uma revisão bibliográfica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jaqueline China Silva Cunha
Renato da Costa Teixeira
Ana Cristina Vidigal Soeiro

Resumo

Objetivo: Discutir os desafios enfrentados no ensino da psicologia hospitalar, tendo como foco a supervisão de estágio, o papel do supervisor-supervisionado e a preparação dos discentes para o atendimento aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Métodos: Optou-se pela revisão bibliográfica de artigos científicos publicados nas bases de dados de psicologia BVS psi, Pepsic, Lilacs, PsycINFO e Scielo, nos últimos cinco anos. A partir disso, foi realizada a leitura e análise dos dados, a fim de fundamentar a discussão sobre a importância do estágio em psicologia hospitalar na formação acadêmica dos futuros profissionais. Resultados: A imersão teórica resultou em oito artigos, os quais fundamentaram a análise da temática, com destaque para o processo de formação do psicólogo, e o papel do supervisor e do supervisionado, considerando o cenário de atendimento aos pacientes de acidentes de trânsito. Considerações finais: Os achados reforçam os desafios da psicologia hospitalar no ensino em saúde, incluindo a reflexão sobre as nuances da prática hospitalar, no acompanhamento a pacientes vitimados por acidentes de trânsito.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CunhaJ. C. S., TeixeiraR. da C., & SoeiroA. C. V. (2021). Desafios da psicologia hospitalar no ensino em saúde: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 13(4), e7031. https://doi.org/10.25248/reas.e7031.2021
Seção
Revisão Bibliográfica