A Educação em saúde no pré-natal: perspectivas e realidade sob o olhar acadêmico
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender a percepção dos discentes de Fisioterapia de um curso de uma universidade pública no interior do estado do Pará sobre a educação em saúde na assistência pré-natal. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, do tipo descritiva, a qual a coleta de dados se deu através da técnica grupo focal, onde a amostra foi dividida em dois grupos com 6 e 9 participantes. Resultados: Após a análise dos dados no software Iramuteq foram grados três grupos textuais com os temas: Vivência de Educação em saúde no pré-natal, Quebra de paradigma e sua importância, e Recursos utilizados para educar em Saúde. A partir dos quais foi possível analisar a percepção dos discentes acerca da importância de atuar com Educação em saúde, a formação acadêmica e a quebra de paradigma para atuar na educação em saúde e recursos utilizados para educar em saúde. Conclusão: Foi constatado que os discentes que participaram da pesquisa não passaram por um processo gradativo de aprendizado para realizar as práticas de educação em saúde. No entanto, ao final das experiências se sentiam seguros e realizavam as atividades com uso de materiais que os próprios construíram e que executavam as ações com tranquilidade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.